Cotesi - Companhia de Têxteis Sintéticos, S.A.

Sustentabilidade e Inovação

Go Forward With Cotesi
Cotesi implementa medidas para reduzir a pegada ecológica.

As alterações climatéricas são a maior ameaça ambiental e todos somos responsáveis, sem exceção, afetando várias áreas do nosso dia-a-dia: economia, sociedade, ambiente.
Por vezes, as indústrias e os consumidores não estão conscientes do impacto que podem causar no equilíbrio ambiental, aumentando assim a sua pegada ecológica.

No âmbito da responsabilidade social da Cotesi, este tema ganhou nos últimos anos uma importância de relevo. A implementação de medidas para reduzir a pegada ecológica foi de encontro ao nosso lema: “ Go Forward With Cotesi”.

undefined

A Cotesi possui neste momento um sistema interno para reintroduzir 100% dos resíduos de produção em novos produtos. Apostamos no know-how das variadas áreas de produção para oferecer ao mercado soluções a partir de materiais reciclados, resíduos industriais e componentes amigos do ambiente. Estes produtos são fortes apostas nas áreas de negócio de Enfardamento e de Náutica e Lazer, até ao momento.

Como organização que nasceu de fio e corda de sisal – fibra natural, a Cotesi nunca largou esta raiz e continua a promover esta solução 100% natural, ecológica e amiga do ambiente, tanto para aplicações agrícolas ou navais.

Mas a Cotesi foi mais além em termos de processos produtivos e de I&D no negócio do fio agrícola sintético, com a nova gama de produtos UNI-TECH: um fio mais fino para o mesmo rendimento comparativamente à gama anterior. Esta nova tecnologia compromete-se a reduzir de 10 a 20% do plástico no campo.

De acordo com a sua política interna de responsabilidade social e civil, a Cotesi tenta sempre escolher os seus parceiros de negócio e fornecedores que desenvolvem diariamente soluções ‘amigas do ambiente’.



_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Sistema de Gestão Documental

Face aos desafios actuais do grupo COTESI, à evolução do modelo de gestão no grupo para uma centralização de serviços e o objectivo claro na redução de custos, temos em curso a implementação de um projecto de gestão documental, tendo por base a desmaterialização dos documentos físicos e a gestão de alguns processos de negócios baseados em ferramentas de workflow. 

Este intento visa dotar os colaboradores de uma ferramenta de gestão dos processos de negócio capaz de promover a visibilidade, o acompanhamento activo e eficiente, mecanismos de aprovação, redução progressiva da documentação em papel, seja na circulação interna ou no arquivo histórico.

A solução de gestão de conteúdos permite, gerir versões e ciclos de vida dos documentos, a normalização de procedimentos, implementar mecanismos de segurança no acesso à documentação, aplicar um plano único de classificação alinhado com os processos de negócio, acesso à base total de documentação e processos independentemente da empresa, localização e dispositivo utilizado pelos colaboradores.

undefined

À data temos implementado os processos de “Gestão de Correspondência/Arquivo de Documentação” e a Gestão de Facturas nas empresas participadas COTESI UK, LP Weidemann e AMJAY.

O processo de Gestão de Correspondência implementado na COTESI PT, transversal a todos os departamentos, regista ao fim de um ano 6.350 documentos, correspondente a cerca de 60.000 páginas.

Alguns departamentos, começaram a adoptar a Gestão de Correspondência como plataforma de arquivo de toda a documentação dos processos de negócio substituindo o arquivo físico departamental pela plataforma digital.

O contrato de printing registou um decréscimo de cópias em 2017 face a 2016. Estamos certos que uma quota-parte deve-se a este processo de mudança que se pretende venha a generalizar cada vez mais.