História

História

A Cotesi iniciou o seu processo de internacionalização ainda nos anos 90. A estratégia adotada foi a criação de uma sólida rede de distribuição pela Europa e América do Norte.

Com o aumento do volume de negócio, a Cotesi decidiu adquirir mais três unidades fabris, uma no Brasil (que produz e abastece todo o mercado americano de sisal) e duas nos Estados-Unidos da América (de fio e de rede agrícola).

O processo ficou concluído em 2014, com a consolidação da nossa presença no mercado francês.

1943 - Corfi

Manuel de Oliveira Violas foi um self-made man que se tornou num grande industrial, tendo sucesso em tudo o que fez.

A pequena fábrica Corfi, (acrónimo das palavras “Cordoaria e Fios”) foi o berço do que se tornaria o império Violas. Teve suas origens na indústria e, posteriormente, estendeu os seus tentáculos para os mais variados sectores económicos: imobiliário, turismo, lazer, banca e alimentar.

1967 - Cotesi

A Cotesi - Companhia de Têxteis Sintéticos, S.A. foi pioneira na Europa na produção de fios, cordas, redes e cabos de matérias-primas sintéticas e naturais. Hoje, a Cotesi é o maior produtor mundial de fio agrícola.

1996 - COTESI UK & LP WEIDEMANN A.S

Já com um grande volume de exportações, o processo de internacionalização da Cotesi começou em 1996, com os destinos de Reino Unido e Dinamarca, numa estratégia de proximidade com o cliente final.

2002 - FUSÃO CORFI E COTESI

Até ao início do novo milénio, a Corfi continuava com o fabrico de fio e cordas de sisal. Em 2002, toda a actividade das duas unidades fabris passou para as instalações da Cotesi, em Grijó.

2003 - COTESI DO BRASIL

Produtora exclusiva de fio de sisal, a Cotesi do Brasil cobre, desde 2003, as necessidades de todo o mercado americano.

2003 – POLYEXCEL (USA)

2003 também é o ano em que a Cotesi começa a sua internacionalização no mercado norte-americano, com a aquisição da PolyExcel Inc e PolyExcel Llc.